terça-feira, 21 de julho de 2009

Faltava Ela


Ruas largas, muita historia....e Gaudí. Barcelona transpira latinidade, futebol...e Gaudí.
...
Ao desembarcar no aeroporto El Prat você sente uma aura diferente no ar, a Espanha é mesmo um país diferente, vibrante e extremamente colorido. Falar sobre a diversidade aqui é chover no molhado, mas é incrível perceber como Barcelona possui tão pouca rejeição da comunidade mundial e, apesar das brigas internas do próprio país, recebe visitantes do mundo inteiro com muita hospitalidade.

-Brasil? Difícil imaginar que os espanhóis não pensem em futebol ao ouvirem a resposta a pergunta que mais ouvi enquanto estive lá. Somos os país do futebol sim, mas tanto ingleses como espanhóis possuem um fanatismo enorme em relação a esta modalidade esportiva, a diferença é que eles a encaram como um espetáculo, por essa razão seus estádios não possuem barreiras entre os atletas e o público, aqui o futebol é para alguns uma tábua de salvação, a frustração desse povo que não sabe dividir suas emoções é contido por alambrados.
Nota: cheguei na capital da Catalunha uma semana antes da Final da Liga dos Campeões Europeus, o Barcelona estava na final contra o Manchester United e a cidade literalmente estava colorida de azul, vermelho e amarelo (as cores do time e da região Catalã).
...
Além do Barcelona a cidade também tem...Gaudí. Valorizar artistas, é na minha opinião, muito bacana, mas pontuar dezessete referências na cidade a Gaudí (por mais que ele seja um gênio) é demais. Quase todos os bairros possuem seu ponto Gaudí de referência:
- Onde acho um banheiro público próximo?
- Olha vai até o fim desta rua, passe pela casa de Gaudí aos catorze anos, depois vire na rua onde Gaudí cuspiu aos dezoito e logo a frente do banco onde Gaudí parou seu triciclo aos oito, verás um banheiro público.
Mais uma vez reafirmo, o cara foi um gênio, mas tudo em excesso é prejudicial a saúde.
...
A praia de Barceloneta é um modelo a ser seguido, mesmo próxima do avanço tecnológico da cidade se mantém limpa e possui encantadores bares na sua orla. Estruturas geométricas gentilmente encravadas na areia são utilizadas por crianças para suas brincadeiras e tornam o visual surreal., assim como a visão da Igreja Sagrada Família que parece um castelo de areia, uma obra-prima projetada por ....Gaudí.
....
As marcas deixadas pela Olimpíada de 1992 ainda podem ser notadas pela cidade, interessante como um evento mundial como esse realmente transforma uma sede. Não é a toa que o Rio de Janeiro manifestou o interesse de sediar as olimpíadas de 2016, 2020, 2024, 2028, 2032....


2 comentários:

Unknown disse...

Apenas duas ressalvas ao texto:
-as cores do barcelona sao azul e GRENÁ, nao vermelho.
-as cores da catalunha sao vermelho e amarelo.

No mais, belo texto.

Abração Walter

Fernando Wisintainer Luz disse...

Obrigado pela vista e pela contribuição Bruno. Esse meu daltonismo ainda vai me matar no trânsito...

Um grande abraço,
Fernando