Suína, H1N1 e também A, a nova influenza possuí diversas nomenclaturas, mas no fim das contas ela pode ser simplesmente chamada: A gripe da Moda.
.....
Toda epidemia deve ser estudada e, se possível, controlada com o máximo de rapidez. O que mais me chateia no caso da Gripe A é como ela ganhou contornos de moda. Aparentemente uma legião de hipocondríacos surgiu do limbo e pode gritar em alto brado: Viu? Eu não disse?
...
A verdade é que a nova gripe possuí uma letalidade controlada, 0,5% dos casos confirmados, o que é considerada baixa pela OMS. A reação exacerbada da população deve-se muito a cobertura que a mídia vem dando a essa doença:
- Estamos em frente ao Hospital Nossa Senhora da Glória em Passo Fundo no belíssimo estado do Rio Grande do Sul, temos uma paciente com suspeita de Gripe A internada na UTI, o que nos leva a crer que aqui, em nossa cidade, teremos a primeira morte causada pelo novo vírus em nosso país.
Enquanto a réporter dava a notícia duas pessoas morriam na rua atrás vítimas de acidente de trânsito.
Esta ilustração tem o objetivo de demonstrar como um assombro mundial pode desviar a atenção da população para o que realmente importa e também sobre a dificuldade da imprensa de concentrar-se num papel primordial: a informação antes do sensacionalismo.
...
A distribuição de máscaras aleatóriamente é um típico caso de falta de planejamento e informação andando de mãos dadas. Os entes responsáveis fazem a sua parte, mas o que dizer para a população que acessa os serviços de saúde sedentos por uma máscara? Provavelmente eles não sabem que a máscara é apenas eficaz para o cambate a transmissão infectado-saúdavel e que sua eficácia se reduz a zero após duas horas. Isso nenhuma rede noticiou.
...
A gripe será controlada em breve, mas matará alguns sim, como todas as influenzas mataram até hoje e continuarão matando no futuro. Todas as doenças respiratórias somadas mataram no país no último ano mais de 70.000 pessoas por exemplo. A combinação de fatores que faz da Influenza H1N1 uma gripe diferenciada será estudada a fundo para que, num futuro próximo, a ciência antecipe-se ao jornalismo marrom e apenas o sensacionalismo de celebridades continue a atormentar nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário